Azul

O significado da cor Azul

 

O azul é uma cor fresca e tranquilizadora e está associada à mente, à parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo.

O azul marinho representa a noite. Na antiguidade associava-se ao infinito, à imortalidade, à realeza, ao sagrado. Era a cor das divindades, faraós, virgens …

O azul marinho nos faz sentir relaxados e calmos, como o imenso e escuro mar durante a noite. Quando precisamos estudar e custa se concentrar, meditar por 10 minutos vendo o azul marinho é perfeito, porque ele vai ajudar a relaxar, concentrar e ativa nossa retenção de conteúdo, por isso será muito mais fácil reter informação com essa cor.

Há estudos que sugerem que uma sala escolar para crianças deveria ser pintada em azul marinho. Seria ideal para eles estudar e também para ensiná-los com muito mais proveito. É uma cor que os ajuda a se concentrar.

O azul celeste ou azul claro nos faz ficar calmos e protegidos de toda agitação do dia. Também é aconselhável para combater a insônia.

O azul escuro age como um forte sedativo na mente, permitindo-nos uma conexão maior com nossa parte intuitiva. Demasiado azul escuro, pode produzir depressão. Se estivermos muito nervosos e fizermos uma pequena meditação de 10 minutos, visualizando essa cor, ela acalmará nosso sistema nervoso.

O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias e a ser criativo. No Tarô, Astrologia, Meditação, a cor azul marinho representa todas as cabeças pensantes, a mente, a inteligência, a maturidade. A carta do Eremita no Tarô está praticamente vestida de azul marinho e Papisa ou Sacerdotisa também. Na religião, a Virgem está vestida de azul, a cor da divindade.

A cor azul está associada aos signos de Peixes, Libra, Aquário e Sagitário.

Palavras-chave da cor azul: estabilidade, lealdade, confiança, sabedoria, mente, inteligência, fé, verdade, eternidade.

Azul marinho: conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade, concentração, estudo, assimilação, aprendizagem.

Azul claro: generosidade, saúde, cura, frescor, compreensão, tranquilidade.