Os Milagres extraordinários de São Vicente Ferrer. Ele nasceu em 23 de janeiro de 1350, filho de William e Constance Ferrer, um casal muito piedoso que vivia em Valência, na Espanha, ele era o quarto de oito filhos. Foi um dos maiores santos da história da Igreja, mas cuja existência foi praticamente esquecida. A Igreja reconheceu oficialmente 892 de seus milagres como parte de sua canonização, mas o número total é estimado em centenas de milhares.
Uma testemunha que seguiu o Santo por quinze meses declarou sob juramento que “depois da Missa e do Sermão, e novamente após as Vésperas, os enfermos eram levados ao Mestre Vicente para serem curados. Ele impunha as mãos sobre eles, os abençoava e os enfermos eram curados e iam embora agradecidos e assustados.
Os Milagres extraordinários de São Vicente Ferrer, veja alguns deles:
O Milagre da Queda do Trabalhador
Um dia, alguns pedreiros, trabalhando no alto de uma parede, avistaram Frei Vicente andando pela rua. No momento em que ele passava, um dos pedreiros perdeu o equilíbrio e começou a cair gritando: Frei Vicente! Frei Vicente! Olhando para cima, ele disse: “Fique onde você está até que eu volte.” Imediatamente, o homem parou de cair e ficou pendurado no ar. Correndo de volta para seu superior, Vincent disse: “Um homem que está caindo de um telhado me pediu para ajudá-lo, então ele está esperando até que eu tenha sua permissão para fazê-lo”. O superior respondeu: “Bem, volte e acabe com isso”. Frei Vicente voltou, e a essa altura havia uma grande multidão de pessoas atônitas olhando para o homem suspenso no ar. “O meu superior diz que você pode descer”, disse Vincent e o homem flutuou suavemente até o chão.
O Milagre do Mercador que Perdeu a Visão
Havia um comerciante chamado Seuchier que havia perdido a visão. Ao saber que São Vicente estava no seu vilarejo, o comerciante foi até lá em busca de cura. O Santo encontrou o homem, que se lançou ao chão diante dele dizendo: “Mestre, visto que és, segundo creio, um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, rogo-te que me restaures a visão que perdi há pouco tempo. três anos.” São Vicente fez o sinal da cruz nos olhos do homem e o comerciante imediatamente recuperou a visão.
–
–
O Milagre do Marido Injusto
Havia uma mulher cujo marido a acusou de infidelidade e que seu filho recém-nascido não era filho dele. Ela foi ao irmão Vincent para pedir seu conselho. O santo disse a ela: “Venha para o meu próximo sermão, convide seu marido a se misturar com o público e não deixe de trazer seu bebê com você”. Naquele dia quando começou seu discurso para a grande multidão, ele se dirigiu ao bebê: “Deixe os braços de sua mãe e vá em busca de seu pai no meio desta grande multidão de pessoas”. O bebezinho recebeu o uso milagroso de seus pés para espanto de todos. Atravessou a multidão sem ajuda e, agarrando a mão do pai, gritou: “Este é meu pai; Eu sou realmente seu filho”. O pai soluçou em voz alta, pediu perdão à esposa e reparou plenamente por tê-la caluniado.
O milagre do menino assassinado e a fé de seu pai
Havia uma criança de quatorze meses que foi morta por sua mãe. O pai, que tinha grande devoção a São Vicente, em sua dor correu ao túmulo de São Vicente e derramou seu pedido em lágrimas e orações. Quando chegou a hora de fechar a igreja, o pobre homem teve medo de ir para casa; mas quando o fez, foi para encontrar seu filho vivo e bem em seu berço, mas com as marcas da faca claramente visíveis, marcas que nunca se apagaram. Essa criança cresceria e ingressaria na ordem dominicana em 15 de abril de 1481, espalharia a devoção de São Vicente na Sicília e viveria até os 105 anos. Um testemunho vivo do milagre.
–
–
O milagre do cego diante do crucifixo
Enquanto estava em Compostela, um jovem forte e saudável, mas totalmente cego, foi levado ao Mestre Vicente. Ajoelhando-se aos pés do santo, o jovem implorou-lhe que o curasse. “Vá”, disse Vicente, “à catedral de Oviedo e ali, ajoelhado diante do crucifixo, diga a Nosso Senhor que eu o enviei, peça sua cura e você será ouvido”. O cego não hesitou, fazendo essa longa viagem o mais rápido que pôde. Ele foi direto para a catedral, ajoelhou-se diante do crucifixo dizendo: “Ó Senhor, o irmão Vincent me enviou a você para ser curado”. Ele então imediatamente recuperou a visão.
São Vicente ensinou o uso da Água Benta
Nos milagres dele também vemos o poder da Água Benta. Vemos como ele parou as tempestades usando Água Benta enquanto fazia o Sinal da Cruz. Frequentemente instruía seus ouvintes a fazer uso dela enquanto também invocam o nome de Jesus. Ele instruiria os agricultores a borrifar água benta em suas colheitas para protegê-los contra pestilências ou clima desfavorável. “Você não percebe que meios potentes a Igreja coloca à sua disposição; use água benta com fé e sua terra estará segura”.
Os Milagres extraordinários de São Vicente Ferrer