Zilda Arns – A luta em favor das crianças. Zilda Arns Neumann foi uma pediatra brasileira e fundadora da Pastoral da Criança. Essa é uma organização não governamental dedicada a melhorar a qualidade de vida de crianças e famílias em situação de pobreza. Nasceu em 25 de agosto de 1934 em Forquilhinha, Brasil, e faleceu em 12 de janeiro de 2010 em Porto Príncipe, Haiti.
Zilda Arns – A luta em favor das crianças, o início.
A Pastoral da Criança foi fundada por Zilda Arns em 1983 com o objetivo de prestar cuidados básicos de saúde, nutrição e educação a mães e crianças em comunidades carentes. Dessa forma, a organização baseou-se na ideia de que os líderes comunitários poderiam ser formados para prestar cuidados básicos de saúde e aconselhamento aos seus vizinhos. Portanto, permitiria cuidados mais eficazes e acessíveis.
A metodologia da Pastoral da Criança baseia-se na formação de líderes comunitários para fornecer informações e educação sobre questões de saúde, nutrição e desenvolvimento infantil. Além disso, a organização concentrou-se na prevenção de doenças e na promoção de práticas saudáveis de educação infantil. Desse modo, com o passar dos anos, a Pastoral da Criança se expandiu não só no Brasil, mas também em diversos outros países da América Latina e da África.
–
–
O reconhecimento pelo trabalho
Zilda Arns tornou-se uma figura influente e respeitada no Brasil e no mundo. Isso devido ao seu trabalho na melhoria da saúde infantil e materna em comunidades desfavorecidas. Ela recebeu vários prêmios e reconhecimentos por seu compromisso e contribuição para o bem-estar das crianças e famílias mais vulneráveis.
Tragicamente, Zilda Arns perdeu a vida no devastador terramoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010. Ela estava em Porto Príncipe para participar numa reunião internacional quando o terramoto ocorreu. Contudo, o seu legado continua vivo através da continuação do trabalho da Pastoral da Criança e do impacto duradouro que teve nos cuidados de saúde e no bem-estar das crianças em todo o mundo.
–
–
Zilda Arns – A luta em favor das crianças